quarta-feira, 27 de julho de 2011

Alquimia

Alquimia é uma tradição antiga quem combina elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo e religião. Existem três objetivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores em ouro, o outro a obtenção do Elixir da Imortalidade, uma panaceia universal, um remédio que curaria todas as doenças e daria vida eterna aqueles que o ingerissem. Ambos estes objetivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substancia mistica que amplifica os poderes de um alquimista. Finalmente, o terceiro objetivo, era criar a vida humana artificial,o s homúnculos. é reconhecido que, apesar de não ter caráter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química.
Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da Imortalidade e a pedra filosofal são temas simbólicos, que provém de pratica de purificação espiritual, ,e dessa,forma, não poderiam ser considerados substâncias reais.
Há pesquisadores que identificam o Elixir da Imortalidade como um liquido, produzido pelo próprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinitivamente a vida daqueles que conseguiram realizar a chamada " Grande onda ", tornando-se assim verdadeiros alquimistas. Existem referencias sessa substância desconhecida também na tradição de Yoga.
Os alquimistas tentavam produzir em laboratório a pedra filosofal (ou mercúrio dos filósofos, entre muitos outros nomes) a partir de matéria - prima mais grosseira. Com esta pedra seria possível obter a transmutação dos metais e o Elixir da Imortalidade, que é capaz de prolongar a vida indefinitivamente. O trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamada por eles de "A GRANDE ONDA".
Alguns consideram que o trabalho de laboratório dos alquimistas medievais como os "metais" era na verdade, uma metáfora para a verdadeira natureza espiritual da alquimia. Assim, a transformação dos metais em ouro pode ser interpretado omo uma transformação de si proprio, de um estado inferior para um estado espiritual superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário